“Temos que acabar com o coronelismo em Guarabira”
A Sessão Legislativa da Câmara de Guarabira, nesta quinta-feira (4), teve de protestos a desabafo. Moto-taxistas revoltados e o Vereador Lula das Molas indignado.
Na Sessão realizada pelo poder Legislativo Municipal de Guarabira, havia uma grande expectativa em torno do pronunciamento do Vereador Luis Martins, ou Lula das Molas, como é conhecido, pelo o que ocorreu com o parlamentar no último dia 31, quando foi realizado o segundo turno das eleições 2010.
Conforme o noticiado por diversos veículos de comunicação, Lula das Molas teria sido detido pela Polícia em conseqüência de uma suposta compra de votos. Isto foi a alegação da Coligação “Paraíba Unida”, que foi acatada pela Polícia e pela Justiça Eleitoral. No entanto, o relato do Vereador, no dia do ocorrido, dá conta de que o mesmo teria fornecido a quantia de R$ 5 reais a um fiscal de sua coligação para que fosse adquirido água, visto que, no local onde o militante trabalhava não oferecia. Contudo, o fato é que o parlamentar passou o dia inteiro detido.
Antes, porém, houve um clima tenso no plenário que deixou todos apreensivos.
Moto-taxistas que reivindicam regularização de suas situações junto a Administração da Prefeita Fátima Paulino, estavam presentes aguardando que o projeto de regularização fosse apreciado e votado pelos parlamentares. Todavia, quando informados que o Executivo não teria encaminhado nada à respeito ao Legislativo, houve revolta, gritaria e insultos à Prefeita por parte dos motoqueiros. A Sessão foi interrompida por alguns instantes e os revoltados, que quase iniciaram uma briga no plenário, foram aos poucos se retirando, sem deixar de dirigir mais insultos à Administração Municipal.
Ânimos contidos após a saída dos Moto-taxistas, iniciaram-se os pronunciamentos e chegou então a vez do Vereador Luis Martins, Lula das Molas.
Lula das Molas confirmou sua versão sobre o fato e desabafou - “O constrangimento que eu passei, espero que nenhum colega passe”. E relatou em seguida - “A cunhada da Prefeita fez um escândalo e não sei onde ela foi buscar tanta voz para dar tanto grito, só acho que foi um ato de desespero. Ela demonstrou que tem ódio de mim e foi muito agressiva, queriam que eu fosse na viatura da Polícia” e continuou – “Quando eu cheguei no local onde fiquei detido, não tive nem o direito de ser ouvido e já tinha uma ordem para que eu ficasse detido até as 17 horas. A Coligação da Prefeita é muito poderosa, foram membros dela que determinaram que eu passasse o dia inteiro detido, temos que acabar com o coronelismo em Guarabira. Dona Nelma Paulino e seus comandados agiram assim porque estavam ameaçadas de perder remuneração, porque os valores dos salários dela e seus familiares chegam a mais de R$ 50 mil reais e a perspectiva de perder deixou Dona Nelma descontrolada. Meu advogado não teve o que fazer pois imediatamente já tinha a ordem judicial determinando o tempo que eu deveria ficar detido”.
A maioria dos Vereadores pediram um tempo dentro do pronunciamento de Lula das Molas para manifestar solidariedade, dentre eles, Beto Meireles declarou que “a Justiça Eleitoral foi muito ausente no pleito, pois o Juiz só chegou à cidade depois das 9h30 da manhã e a coligação do vermelho fazia o que queria”.
Lula, enfim, agradeceu a solidariedade dos amigos parlamentares e disse “Fui vítima de uma trama” e ironizou “Mas tenho certeza que com isso consegui mais de 5 mil votos para o meu candidato e depois foi só festa”.
Toninho Souza / Nordeste1
Nenhum comentário:
Postar um comentário