Páginas

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O tomate em Riachão

Riachão-PB 14.10.10

O tomate em Riachão-PB


O tomate é um fruto bastante consumido em Riachão, porém não há plantações extensas do mesmo na localidade, apesar de que muitas pessoas aqui chegam a plantar o fruto, mas a produção não é bem desenvolvida, você pode observar através das fotos logo abaixo:

Nas fotos da pra observar que nossa terra não é bem propícia para a plantação do tomate, observando que quando a planta esta em fase de crescimento, ela não apresenta dificuldades quanto sua frutificação, mas quando o fruto começa a surgir, logo aparece alguns problemas que fazem com que o fruto não seja tão bom, veja a foto 2, 3 e 4, essas fotos mostram que a planta foi alvo de anomalias como crescimento deficiente, murcha, manchas, mofos etc, que fez com que sua produtividade não fosse excelente.






Diário de Riachão-PB


CARACTERÍSTICAS DO TOMATE

O tomateiro é uma planta fanerógama, angiosperma e dicotiledônea. Trata-se de um fruto, uma vez que é o produto do desenvolvimento do ovário e do óvulo da flor, formando o pericarpo e as sementes, respectivamente, após a fecundação. Popularmente, no entanto, não há consenso entre sua classificação como fruta ou legume.
O tomate é rico em licopeno e contém vitamina C.

SUA ORIGEM
 
A maioria dos botânicos atribui a origem do cultivo e do consumo (e mesmo a seleção genética) do tomate como alimento à civilização inca do antigo Peru, o que deduzem por ainda persistir, naquela região, uma grande variedade de tomates selvagens e algumas espécies domesticadas (de cor verde) conhecidas apenas ali.
Estes acreditam que o tomate da variedade Lycopersicum cerasiforme, que parece ser o ancestral da maioria das espécies comerciais atuais, tenha sido levado do Peru e introduzido pelos povos antigos na América Central, posto que foi encontrado amplamente cultivado no México.
Outros estudiosos acreditam que o tomate seja originário da região do atual México, não apenas pelo nome pertencer tipicamente à maioria das línguas locais (náuatles), mas porque as cerâmicas incas não registraram o uso do tomate nos utensílios domésticos, como era costume. Os primeiros contestam tal objeção, pelo fato de que muitas outras frutas e alimentos dos incas também não foram representados nas cerâmicas.

O tomate (do náuatle tomatl) é o fruto[1] do tomateiro (Solanum lycopersicum; Solanaceae). De sua família, fazem também parte as berinjelas, as pimentas e os pimentões, além de algumas espécies não-comestíveis.
Originário das Américas Central e do Sul, era amplamente cultivado e consumido pelos povos pré-colombianos, sendo atualmente cultivado e consumido em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PUBLICIDADE