Páginas

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Jornal e TV Correio Disputam GP Ayrton Senna de Jornalismo

Publicado em 29 de abril de 2010


Henriqueta e 
Herbert
Henriqueta Santiago e Herbert Araújo
(Foto: arquivo Jornal CORREIO)
O Jornal Correio da Paraíba foi selecionado, pela terceira vez, no Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, um dos mais importantes do Brasil na área e a TV Correio também é pré-finalista nesse prêmio. A jornalista Henriqueta Santiago, vencedora do concurso em 2006, está entre os 12 pré-finalistas do país na 10ª Edição do GP Ayrton Senna de Jornalismo, com o conjunto de quatro matérias “A Caminho da Escola Ideal”. E o repórter da TV Correio em Guarabira Herbert Araújo é pré-finalista com a reportagem "Renovando atitudes", o único trabalho do Nordeste classificado na categoria televisão. A lista dos selecionados foi divulgada nesta quarta-feira (28), Dia da Educação, pelo Instituto Ayrton Senna, promotor do prêmio.
Esta é a terceira vez que Henriqueta Santiago tem trabalhos selecionados nesse prêmio. Em 2006, ela foi a grande campeã do 8º GP Ayrton Senna, na categoria jornal, tornando o Jornal Correio o único do Estado a conquistar o 1º lugar neste prêmio.
Segundo a organização do prêmio, “o número de trabalhos inscritos na 10ª Edição do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo foi um dos recordes do GP e evidencia que a educação ocupou definitivamente um espaço prioritário na imprensa”. Ao todo, foram 1.516 matérias inscritas, de 682 jornalistas de 217 veículos de comunicação de todo o País. Das reportagens inscritas, 673 contemplam a categoria Jornal, seguida por Televisão (com 274); Revista (242); Rádio (200) e Internet (127).
Trabalhos selecionados
O conjunto de quatro matérias foi publicado no Jornal Correio da Paraíba entre outubro de 2008 e dezembro de 2009. O trabalho traça um diagnóstico da Educação na Paraíba, com estatísticas educacionais, abordando os principais desafios para se chegar à “Escola Ideal”, como o combate ao trabalho infantil, à pobreza, abandono e fracasso escolar. Mas traz, principalmente, iniciativas e projetos de escolas públicas, professores e voluntários, empresas, instituições e gestores que estão, aos poucos, conseguindo transformar a educação no Estado. Todas as reportagens especiais foram publicadas na Capa do Caderno Cidades, aos domingos (dia de maior circulação do jornal).
Já a matéria televisiva selecionada, foi publicado no dia 3 de maio do ano passado no programa Correio Cidades, que vai ao ar nos domingos. A reportagem exibe o trabalho voluntário de um grupo de incentivo à leitura chamado “Atitude”. O grupo é composto por 17 professores e alunos universitários, e foi formado há quatro anos no município de Caiçara. A reportagem relata como a equipe de voluntários conseguiu montar uma biblioteca que já conta com mil usuários, uma rádio e um cursinho pré-vestibular que já comprovou resultados verificáveis no aumento do número de aprovações em vestibulares. A reportagem ainda mostra o projeto “Escola Atitude” que incentiva a criação de agentes de leitura e ainda doa pequenas bibliotecas às zonas rurais no final do ano.
“As matérias, veiculadas entre 2008 e 2009, demonstram aspectos bastante positivos da cobertura jornalística, como a diversidade de assuntos abordados, a criatividade das pautas e o maior espaço/tempo que veículos populares dedicaram ao tema, principalmente na categoria Jornal”, afirma a organização do prêmio.
Jornalistas falam da classificação
A Jornalista Henriqueta Santiago falou de como recebeu a notícia da classificação. “É uma emoção muito grande receber a notícia que fui selecionada, pela terceira vez, no Ayrton Senna, ao lado de grandes profissionais da imprensa nacional, de jornais como Folha de São Paulo (SP) e Correio Brasiliense (DF). Isso é o resultado de um trabalho em equipe. Figurar entre os 12 melhores do País já é uma vitória. Então, quero dividi-la com minha família e todos os colegas da Redação e do Sistema Correio. Temos uma equipe verdadeiramente campeã, que vence uma batalha a cada dia”, ressaltou, emocionada, Henriqueta Santiago.
O jornalista Herbert Araújo também contou que ficou muito feliz de estar entre os 12 finalistas. “E fico mais feliz ainda de ser o único representante do Nordeste entre tantos candidatos do Sul e Sudeste. A maioria são trabalhos do Rio de Janeiro e São Paulo e, para mim, é um orgulho poder estar mostrando um pouco do nosso trabalho nacionalmente. Isso também se deve à toda equipe”, destacou.
Talento reconhecido
Para o editor geral do Sistema Correio, Walter Galvão, a classificação é o reconhecimento do trabalho dos profissionais e também das equipes das quais eles fazem parte. “Henriqueta é uma profissional de destaque nacional já anteriormente premiada e a indicação confirma o talento e o empenho continuado da profissional que cada vez mais busca qualificar os conteúdos jornalísticos que produz. Henriqueta representa muito bem a geração dela que é uma geração sintonizada com o jornalismo de alta qualidade com foco nas questões sociais urgentes do contexto paraibano e nordestino”, afirmou o editor geral sobre a repórter.
Walter Galvão também parabenizou a classificação do repórter televisivo. “Destaco também a experiência de Herbert que tem se destacado regionalmente como um dos grandes repórteres de TV do nosso Estrado. A classificação representa uma busca constante de qualidade e também significa a apropriação integral da linguagem televisiva, com relação à objetividade, capacidade de orientar melhor a coleta das imagens e também de dimensionar os entrevistados na perspectiva que obter informação de melhor qualidade para a coletividade”, finalizou.
Seleção qualificada
A escolha dos pré-finalistas em cada uma das 5 categorias do prêmio foi realizada em fevereiro por uma comissão formada por jornalistas, acadêmicos e profissionais do Instituto Ayrton Senna. Para qualificar o processo de seleção das matérias, a 10ª edição conta com a consultoria do jornalista e escritor Zuenir Ventura, que trabalhou nos principais jornais e revistas da imprensa nacional e é autor de obras como "1968 – o ano que não terminou".
Da redação do Portal Correio com Marcelo Rodrigo do Jornal CORREIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PUBLICIDADE